Existem brincadeiras de criança que há muito tempo fazem sucesso e parece que ainda continuam entre as preferidas dos pequenos. Esses jogos são capazes de divertir, entreter por horas e também podem estimular a área de educação, coordenação motora, relacionamento interpessoal e muitos outros aspectos na formação das pessoas.
Um ponto positivo das brincadeiras de criança que atravessam gerações é que os pais ensinam os filhos a como brincar e toda a família pode participar, incluindo avós, tios, primos e irmãos. Quais são esses jogos que não são esquecidos?
Peteca
Essa é uma brincadeira muito simples e faz com que a criança interaja, afinal, é um jogo para pelo menos duas pessoas. A peteca estimula a coordenação motora, atenção e senso de distância, além disso, faz com que a criança se movimente.
Xadrez e damas
São jogos que estimulam o intelectual, uma vez que é preciso pensar em estratégias para jogar. Eles ajudam a criança a esperar a sua vez, sabendo aguardar a jogada do próximo e pode entreter por um longo período.
Pipa
O divertido não é apenas soltar pipa. Para crianças, fazer o seu próprio brinquedo já é uma diversão. Essa é uma das brincadeiras de criança que ajudam a estimular a criatividade ao ter de construir o objeto e ensina quais materiais podem ser usados. Ao soltar a pipa é preciso saber lidar com as adversidades, pois nem sempre o vento ajuda e os pequenos terão de conviver com isso e encontrar formas de enfrentar o problema.

Cirandas
As cirandas são ótimas para os pequenos adquirirem um pouco mais de cultura, pois as músicas falam de diversos temas. Ao cantar, a dicção e o ritmo são estimulados e o vocabulário aumenta.
Bambolê
Assim como a dança das cadeiras, queimada e muitas outras brincadeiras de criança, o bambolê faz com que o corpo se movimente e incentiva a prática de atividade física. Ele ajuda a estimular a coordenação motora e a agilidade.
Leia também: Variedade de brinquedos: Escolhendo os mais importantes para o desenvolvimento em meio a tantas opções
Cabo de guerra
Apesar de não ser a brincadeira mais indicada para os pequeninos, as crianças um pouco maiores podem ter ótimas lições com o cabo de guerra. Aprendem a trabalhar em equipe e a lidar com a frustação de nem sempre conseguirem vencer.
Bola de gude: quem nunca brincou?
As crianças adoram ter o saquinho de bolinha de gude cheio e, para conseguir isso, terão que ter mira e estratégia para ganhar dos adversários. A disputa aqui pode envolver várias gerações, afinal, todas elas passaram por essa experiência na infância.
Brincadeiras de criança: Telefone sem fio
Uma brincadeira que parece simples, mas, na maioria das vezes, tem o resultado planejado. Ela ensina a criança a esperar a sua vez para participar, trabalha a dicção e o relacionamento com o grupo.
Forca
Não é preciso nada além de papel, caneta e criatividade para brincar. As crianças que estão em processo de alfabetização adoram porque precisam praticar o que estão aprendendo ao usarem as letras para formar uma palavra. A forca estimula a escrita correta e ajuda a ampliar o vocabulário.
As brincadeiras de criança são as mais variadas possíveis e podem ser jogadas por pessoas de todas as idades. O mais importante é que elas ajudam na formação dos pequenos e, ao mesmo tempo, são lúdicas. Então, aproveite para brincar com seu filho e não deixe esses jogos serem esquecidos.
