Escolha uma Página

A infância é a fase mais prazerosa das nossas vidas, em especial por conta dos brinquedos e jogos. Mas, brincar não é apenas diversão! É por meio desse passatempo que acontece o processo de aprendizagem e desenvolvimento social e cognitivo da criança.

Atualmente, a variedade de brinquedos é tão grande, que deixa pais e filhos perdidos na hora de escolher a melhor opção.

A dúvida pode ser ainda maior quando se trata de brinquedos que favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, não é mesmo? Qual comprar? Para qual idade? O que ele estimula? Essas são algumas das perguntas que surgem. Não parece ser uma tarefa fácil, por isso, vamos te ajudar nesse processo de escolha com algumas dicas.

Primeiros passos que levam à decisão da compra

Pela variedade de brinquedos que são ofertados, alguns fatores são decisivos na hora da compra, como preço, qualidade (que muitas vezes atribuímos à marca), material, durabilidade, indicação de terceiros, etc. Por ser de alguma forma um investimento, as mamães dão preferência àqueles que os pequenos realmente vão aproveitar.

Pense na idade do se filho: qual habilidade ele está desenvolvendo?

As necessidades de um bebê são diferentes das crianças que já estão na pré-escola, concorda? Cada idade pede um tipo de brincadeira diferente para ajudar no desenvolvimento da criançada, por isso é interessante analisar qual a proposta do brinquedo.

Qual o brinquedo ideal para os bebês?

Há uma variedade de brinquedos enormes para os babys! E sim, eles também podem e devem brincar. Até os seis meses de vida, o ideal são brinquedos mais silenciosos, que não façam tanto barulho. Além dos tradicionais chocalhos, mordedores de formatos diferentes, cubos, bonecos e etc. Dispense os brinquedos mais tecnológicos nesta fase. As opções com pecinhas pequenas também estão descartadas!

Os brinquedos dos seis meses ao primeiro ano

Nesta fase, as preferências das crianças devem mudar, dando lugar aos blocos de montar e encaixar e uma variedade de brinquedos, tudo muito colorido e atrativo!

Leia também: Como escolher a melhor loja de brinquedos para comprar presentes?

O faz de conta dos pequenos

A partir dos 3 anos de idade, as crianças começam a desenvolver sua capacidade criativa, e a criar o seu próprio mundo de faz de contas. É nesta fase também que começam a reproduzir atitudes de seus pais, por isso gostam de brinquedos que simulam a vida real, como mercadinho, bombeiro, supermercado, entre outros.

Durante essa fase, também é possível aplicar atividades que desenvolvam o raciocínio lógico e a memória, como quebra-cabeças, jogos, etc.

Na medida do possível, é preciso garantir que os pequenos tenham acesso a uma variedade de brinquedos que explorem diferentes habilidades, para favorecer seu desenvolvimento geral. Estão entre essas habilidades, a capacidade motora, raciocínio, desenvolvimento social e autopercepção.

Gostou das dicas? Vale lembrar também que quanto mais possibilidades o brinquedo tiver de ser usado em diferentes idades, melhor será o investimento. Você não precisa se apegar a apenas uma opção, pois há uma variedade de brinquedos disponíveis para criançada, todas adequadas a uma idade em questão.